Encerra-se nesta sexta-feira, às 23h59min, o período de inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2016. Neste ano, o programa oferece 203.602 bolsas de estudos para 30.931 cursos em instituições privadas de Ensino Superior. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso.
Em relação ao ano passado, são 9.511 bolsas a menos. De acordo com o Ministério da Educação, isso ocorreu porque 97 instituições foram descredenciadas do programa por terem obtido nota insatisfatória no Índice Geral de Cursos (IGC).
— Houve instituições excluídas do programa porque estão sob suspensão no MEC, já que obtiveram avaliação inferior a três. Onde não há qualidade de ensino, não há oferta de bolsas — afirmou o ministro da Educação Aloizio Mercadante.
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter tirado nota zero na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas. No momento da inscrição, será necessário informar o número da inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode escolher até duas opções de curso e instituição. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Saiba o que fazer se o seu nome não estiver na lista do Sisu
O Prouni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudo integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas os alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou, na condição de bolsistas, em escolas particulares. Podem participar ainda pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.
As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.
O resultado da primeira chamada deve estar disponível na próxima segunda-feira.