Protagonista do clássico entre Chelsea e Arsenal neste domingo, Diego Costa foi também o centro das atenções durante a coletiva do treinador dos Gunners, Arsène Wenger. Após a derrota por 1 a 0 para os Blues, o técnico francês foi questionado sobre o brasileiro naturalizado espanhol, carrasco ao marcar o único gol do jogo e ainda cavar a expulsão de Mertesacker um pouco antes. Wenger evitou entrar em polêmica com o camisa 19, mas questionou a decisão do árbitro de dar o vermelho para o seu zagueiro.
- No primeiro turno, ele causou a expulsão Gabriel e hoje (domingo) foi o Mertesacker. Foi rápido e severo. Eu não sei dizer se o (Diego) Costa estava impedido ou não ou se o Mertesacker o tocou ou não. Eu preciso assistir novamente. Há um fato. Se a decisão foi certa ou errada, eu não sei. Eu não quero acusá-lo de nada. O que aconteceu foi o seguinte: Costa conseguiu fazem com que dois jogadores do nosso time fossem expulsos em dois jogos. Então ele é esperto - disse Wenger, lembrando a expulsão de Gabriel Paulista, provocada por Diego Costa, no duelo no primeiro turno.
O cartão vermelho direto recebido por Mertesacker aos 17 minutos foi o que transformou o jogo e limitou a capacidade ofensiva do Arsenal. Willian quebrou a defesa dos Gunners com um excelente passe, Diego chegou antes do alemão e caiu após o carrinho. Ele ia na direção do gol, o que levou o árbitro Mark Clattenburg a expulsar o zagueiro. Diante das insistentes perguntas dos jornalistas locais sobre o lance-chave, Wenger voltou a se esquivar.
- Há 35 jornalistas aqui e tenho certeza que vocês viram o replay. Sabem melhor do que eu. Vocês querem que eu diga coisas que não pretendo. Eu disse que ele (Diego Costa) tirou dois jogadores nossos nos últimos dois jogos contra o Chelsea.
O Arsenal caiu para a terceira colocação, com os mesmos 44 pontos do Manchester City – está atrás no saldo de gols: 22 a 15. O novo-velho líder é o surpreendente Leicester, com 47 pontos. O Chelsea, atual campeão, luta para se recuperar e já não perde desde 14 de dezembro – de lá para cá, venceu três e empatou quatro na Premier League. Terminou a 23ª rodada em 13º, com 28 pontos.