05 / 08 / 2023 - 10h24
Picos registra o primeiro caso de microcefalia

Picos confirmou o primeiro caso de microcefalia em janeiro de 2016. O caso provavelmente está associado ao Zika Vírus. A informação foi confirmada através de um boletim emitido pelo Ministério da Saúde.

Em entrevista ao A3Portal, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Picos, Karielly Alencar, informou que está sendo seguido o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, para investigar se o caso está realmente associado ao Zika Vírus.

“Será feito uma investigação para saber se a mãe apresentou sintomas relacionados ao Zika. Após estar com todo o histórico dela, será feito a ultrassonografia transfontanela no bebê, caso não seja possível a realização do exame, será feito a tomografia de crânio do bebê para verificar as características da microcefalia. Além disso, também será colhido a sorologia do bebê para ser enviado ao Instituto Evandro Chagas, no Pará”, explica a coordenadora.

A mãe que realizava o pré-natal em uma Unidade de Saúde de Picos será agora encaminhada para a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina.

Karielly afirma também que o município irá disponibilizar todo o tratamento de suporte, dando todo o apoio que a mãe precisar. “O município irá inserir ela na rede de suportes, vamos disponibilizar apoio psicológico, estimulação precoce, solicitação de exames e encaminhamento destes para o Instituto Evandro Chagas”, afirma.

A coordenadora enfatiza a importância e a necessidade de trabalhar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika. “É necessário a união entre a população e o poder público para conseguirmos eliminar o mosquito. Se todos se empenharem nessa causa, não teremos outros casos”, diz.

 

Informe Epidemiológico sobre Microcefalia

De acordo com dados do “Informe Epidemiológico Microcefalia” do Ministério da Saúde, até o dia 16 de janeiro foram notificados 3.893 casos de microcefalia em todo o Brasil. Desse total, 49 casos (1,3%), evoluíram para óbito, todos na região Nordeste do país.

Ainda segundo informações do boletim, a região Nordeste concentra aproximadamente 90% do total de casos notificados, seguida das regiões Sudeste (6%) e Centro-Oeste (4%). Os três estados com maior número absoluto de casos são Pernambuco (1.306; 34%), Paraíba (665; 17%) e Bahia (496; 13%).

O Piauí registrou 77 casos de microcefalia provavelmente relacionados ao Zika Vírus (todos em processo de investigação); destes,  um evoluiu para óbito.