05 / 08 / 2023 - 10h24
Professores realizam manifestação em Picos

Professores e trabalhadores da educação realizaram na manhã desta quinta-feira (18) uma caminhada para protestar contra a posição do governo a respeito da greve. A manifestação ocorreu na Avenida Getúlio Vargas onde os trabalhadores seguiram com faixas, cartazes e o apoio de um carro de som.

O objetivo da manifestação e reforçar o movimento grevista na localidade e também chamar a atenção da cidade para as reinvindicações da classe. A greve foi deflagrada por tempo indeterminado nesta segunda-feira (15), data prevista para o início do ano letivo na rede estadual de ensino.

A principal reinvindicação é o pagamento do reajuste salarial de 11,36% de forma linear e em uma única parcela. Entretanto, os trabalhadores lutam também contra a militarização das escolas e o novo modelo de gestão baseado na meritocracia, que a Secretária Estadual de Educação deseja implantar nas escolas piauienses.

O Governo do Piauí apresentou a proposta de pagar o reajuste em três parcelas, Janeiro, agosto e dezembro de 2016, que foi rejeitado de imediato pelos trabalhadores.

De acordo a presidente do Sinte Regional, Giselle Dantas, o Governo alega que não tem recursos para pagar o reajuste. “Isso não tem procedência, pois o Ministro da Educação já se manifestou informando que o repasse do Fundeb já vem reajustado, assim, o Estado e município que não tiver condições de pagar podem recorrer a União para cobrar o complemento. Por isso, não vamos abrir mão do nosso direito”, afirma.

Ainda segundo Giselle Dantas, foi decidido em assembleia ocorrida na terça-feira (16) que a greve será mantida até que o Governo entre em acordo e aceita as reinvindicações da classe.

 

Fotos: Elaine Luz - A3Portal.