A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem atuando de maneira firme no combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, da febre chikungunia e zika. Depois do dia nacional de combate ao vetor, realizado no último sábado, 13 de fevereiro, a palavra de ordem é intensificar as ações. A Vigilância Epidemiológica e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem realizando mutirões de combate ao mosquito em todas as regiões da cidade e também na zona rural.
Nos dias 16 e 17 do referido mês, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e soldados do 3º BEC estão envolvidos diretamente no trabalho de prevenção e combate aos focos do mosquito nos povoados Fátima do Piauí, Umari, nos bairros centro, canto da várzea II e belo norte. Durante as visitas os profissionais estão vistoriando as residências, estabelecimentos comerciais, terrenos e logradouros públicos.
Para reforçar os serviços de atendimento às denuncias da população sobre criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a secretaria municipal de saúde montou uma equipe exclusiva para atender as denúncias. Por meio do telefone (89) 3422 8256 ou pela facebook: secretaria municipal de saúde de Picos, as pessoas podem avisar aos profissionais, sobre possíveis criadouros que existam em espaços públicos ou privados.
“Para auxiliar na denúncia, é importante que a população informe o endereço ou ponto de referência do local onde o foco do mosquito precisa ser verificado e exterminado. Todas as denúncias são encaminhadas às equipes que realizam a vistoria e executam os procedimentos de aplicação de larvicidas, entre outras atividades de campo”, finalizou o titular da pasta, José Venâncio – Dudé.
Fonte: Ascom