No primeiro clássico entre as duas equipes em 2016, o River venceu o Flamengo por 1x0, em jogo disputado na tarde deste domingo (21), no estádio Albertão. A partida foi válida pela 5ª rodada do Campeonato Piauiense.
A partida registrou público de quase três mil torcedores. Faltando cinco minutos para o início do jogo, ainda havia torcedores na bilheteria em busca de ingressos. A presença dos torcedores do Galo é maior que a do Rubro-Negro, provavelmente decepcionados com a derrota por 5x0 para o Ceará na última quinta-feira, (18) pela Copa do Nordeste.
Com o resultado, o River chegou a 10 pontos e retomou a terceira posição no Campeonato. Apesar de ter igualado a pontuação do Flamengo, o time tricolor perde a vice-liderança pelo critério do saldo de gols. O líder continua sendo a Sociedade Esportiva de Picos, com 11 pontos.
A partida
O placar foi aberto aos 20 minutos do primeiro tempo. O River já havia desperdiçado duas cobranças de falta. Na terceira, Alex Santos chutou e o goleiro Paulo Sérgio não segurou.
O River dominou o primeiro tempo, tendo mais oportunidades para ampliar o placar. Já o Flamengo teve sua grande chance de marcar aos 44 minutos, quando o atacante Augusto recebeu cruzamento do lado direito e acabou chutando para fora.
Antes do intervalo, a Polícia Militar precisou conter um princípio de tumulto no setor de arquibancadas das cabines de imprensa. Os ânimos de um grupo de torcedores do Flamengo se exaltaram e um torcedor rubro-negro precisou ser retirado.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Athirson Mazzoli fez duas mudanças na equipe e conseguiu equilibrar a partida. O Flamengo passou a ter mais posse de bola e chances de gol, tanto que aos 20 minutos acertou a trave com o gol de Naylson já vazio.
Controlando o meio do campo, o Flamengo perdeu várias chances de gol. Além da trave, o River foi salvo pelo goleiro Naylson e pela noite ruim de Augusto, que recebeu cruzamento da direita e chutou para fora com o gol vazio.
Foto: Lívia Barradas, do Flamengo
O River volta a entrar em campo na quarta-feira, quando recebe o Sport Recife pela Copa do Nordeste. Já o Flamengo viaja para enfrentar o Vitória da Conquista, na Bahia, pelo mesmo torneio.
No Campeonato Piauiense, o Galo volta a jogar no dia 6 de março, fora de casa, contra Altos. No mesmo dia, o Flamengo recebe a Sociedade Esportiva de Picos. Veja a tabela e a classificação completa.
Homenagens
No intervalo da partida, a Fundação de Futebol Piauiense (FFP) entregou homenagens no gramado para atletas que tiveram história nos dois times. Veja os homenageados:
José Alves Nunes Neto (Zeneto Nunes) - Foi dirigente do River Atlético Clube durante 40 anos (1972 a 2012), chegando a presidi-lo no biênio 1982/1984. Integrou o Tribunal de Justiça Desportiva e escreveu o livro "Fatos e fotos de um campeão", que trata da história do clube tricolor.
Duílio de Sousa Pereira - Ex-atleta profissional, foi goleiro do River e do Piauí, sagrando-se campeão piauiense em 1978, 1980 e 1981. Na história do clássico Rivengo, tem duas marcas históricas: é o goleiro com menor média de gols sofridos por partida e também o goleiro que ficou mais tempo sem sofrer gols (682 minutos, no período de 3 anos, 1 mês e 10 dias).
Foto: Fábio Lima/Cidadeverde.com
Wagner Esteves Torres (in memoriam) - Funcionário Público Federal, Wagner foi presidente do Esporte Clube Flamengo nos biênios 1975/1976 e 1979/1980, ocasiões em que se sagrou campeão piauiense nas temporadas de 1976 e 1979. Também foi diretor da extinta (Fundação de Assistência Geral aos Desportos do Piauí (Fagep), no quadriênio 1995/1998.
José Carneiro Lemos (Zé Carneiro) - Foi lateral direito e zagueiro do Esporte Clube Flamengo durante cerca de sete anos. Neste espaço de tempo, conquistou o histórico bicampeonato de 1964/1965.