A Secretaria de Saúde notificou 20 casos suspeitos de Influenza H1N1 no Piauí nesse ano e uma pessoa morreu com suspeita da doença. Em 2015, foram notificados 30 casos suspeitos, com uma morte do estado do Maranhão. A gerente de atenção à aaúde da Sesapi, Miriane Araújo, explica que todos esses pacientes estão sendo acompanhados e os exames foram levados para um laboratório para confirmar ou não a doença.
“Esses 20 casos foram notificados em oito municípios do Piauí. Todos eles estão sendo acompanhados e os exames para saber se estão ou não infectados ainda devem sair. O óbito também está para ser confirmado se tem ligação com a doença”, contou.
Ainda segundo a gerente, serão distribuídas 7.500 doses de antiviral Tamiflu nas macrorregiões do Estado, mas o acesso a elas só será permitido através de receitas médicas. Já as 732.193 doses das vacinas serão distribuídas no final do mês de abril.
“Nós estamos descentralizando essa distribuição para facilitar, caso o médico receite essas doses. Estamos em fase de mobilização para iniciar a campanha de vacinação contra a Influenza. Vai começar no dia 30 de abril que será o dia D e se estende até o dia 20 de maio”, explicou.
Sobre a imunização, a gerente explica que existem grupos prioritário que vai de crianças até idosos. “Crianças de seis meses a menores de cinco anos devem se vacinar, assim como gestantes e pessoas com mais de 60 anos. É prioridade também trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e doentes crônicos”, esclareceu.
Fonte: G1