05 / 08 / 2023 - 10h24
Picos vacina moradores da zona rural contra gripe

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha nacional de vacinação contra a Influenza (H1N1) na zona rural do município. A expectativa é imunizar todos os grupos prioritários: crianças de seis meses até os cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças pulmonares, respiratórias e entre outras).

Umas das ações que ajuda a chegar ao índice estipulado pelo Ministério da Saúde, de 80%, está sendo desenvolvido pelas equipes do Programa Saúde da Família, onde cada equipe levou a vacina da gripe para pessoas da Zona Rural. Durante toda essa quinta – feira, 19/05, a Unidade Básica de Saúde Lagoa Comprida realizou o dia “D” de vacinação.  De acordo com a enfermeira responsável pela UBS, Antônia Lucimeire, cerca de 500 pessoas foram imunizadas.

Os cidadãos que ainda não se vacinaram e que fazem parte dos grupos prioritário, devem procurar as salas de vacinação do município de Picos, das 8:00h às 13:00h, com o cartão de vacinação. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.

 
O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.
 
Para a dona de casa, Maria dos Socorros Gomes Araújo, 76 anos, que tem um filho de dois anos, a vacinação é muito importante para a prevenção da gripe. “Sempre quando tem campanha de vacinação sou uma das primeiras a chegar, faço isso para se proteger das doenças”, finalizou.
 
 
Ccom