05 / 08 / 2023 - 10h24
Agora é oficial: Sarah Menezes é convocada para os Jogos Olímpicos

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) confirmou, na manhã desta quarta-feira (1º), a convocação da judoca Sarah Menezes (48kg) para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem em agosto.

A lista completa dos judocas convocados em cada categoria foi conhecida às 13h. A CBJ optou por fazer o anúncio em suas redes sociais na internet, liberando apenas dois nomes a cada meia hora. Os 14 integrantes da seleção serão apresentados oficialmente na manhã de quinta-feira (2), em solenidade no Rio de Janeiro (RJ).

Prata no World Masters de Judô, disputado no México, na semana passada, Sarah Menezes irá voltar ao tatame no dia 6 de agosto, quando começa o torneio olímpico de judô. Os confrontos acontecerão na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.

Antes disso, a judoca participará de treinamentos na França e Espanha, em junho. No dia 24 de julho, a seleção brasileira se concentra em um hotel na cidade de Mangaratiba, no litoral fluminense. De lá, os judocas só sairão na véspera dos Jogos Olímpicos.

Agora é oficial
A convocação já era esperada desde o início do mês. Quarta colocada no ranking mundial, Sarah Menezes se distanciou da compatriota Nathália Brígida, que chegou a ameaçar sua presença nos Jogos Olímpicos. Os resultados recentes da piauiense deixaram a paulista para trás.

Em um de seus melhores momentos, Sarah Menezes não sabe o que é ficar fora do pódio nas últimas seis competições que disputou. Foram dois ouros, uma prata e três medalhas de bronze, sempre enfrentando algumas de suas principais adversárias no circuito mundial.

Até o segundo semestre de 2015, o cenário era outro. A queda de rendimento vertiginosa, atribuída a uma “ressaca” do ouro conquistado em Londres, em 2012, fez a piauiense despencar no ranking mundial. Um série de medidas foram tomadas pela judoca, em conjunto com seus técnicos, o que incluiu a mudança para o Rio de Janeiro (RJ) durante a fase de treinamentos.

O cenário começou a mudar em novembro do ano passado. No Grand Slam de Tóquio, medalha de bronze após derrotar, nas quartas-de-final, a mongol Urantsetseg Munkhbat, que até hoje lidera o ranking mundial.

Após o ouro no Grand Prix de Havana, em janeiro, outro resultado expressivo. A medalha no Grand Slam de Paris também foi de bronze, mas teve sabor de ouro. Pela primeira vez em sete confrontos, a brasileira conseguiu superar a japonesa Haruna Asami, que se tornou sua rival ainda em 2010.

Os olhos do mundo voltaram a encarar Sarah Menezes como uma das favoritas ao bicampeonato. Em agosto, ela tentará manter o nome dourado que sustenta nas costas de seu quimono desde 2014, quando a Federação Internacional de Judô implementou a mudança para identificar os campeões olímpicos.

 

Cidade Verde