A Secretaria Municipal de saúde, através do setor de imunização de Picos, empenhada na 18º Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza H1N1, conseguiu alcançar a marca de 97,14% da população imunizada, que pertence aos grupos prioritários, exigidos pelo Ministério da Saúde. O estipulado era que os municípios atingissem 80% das pessoas em grupo de risco, mas na cidade de Picos a meta foi alcançada. Segundo coordenadoras de imunização, enfermeira Valdivânia Pacheco, das 17 mil 126 pessoas aguardadas para vacinação, 14.358 já estão imunizadas.
Entre o público de risco, trabalhadores de saúde e idosos foram os que mais procuraram pelas unidades de saúde, representando 113,45% e 98,76%, respectivamente. Nesta soma, as crianças equivalem a 94,73% dos vacinados, as puérperas 98,54% e as gestantes 97,84%. Ainda de acordo com coordenadora, enfermeira valdivania Pacheco, esse ano ouve um aumento na procura por vacinas em relação há outros anos, devido ao surto de H1N1 que ocorre no país.
“A meta estipulada pelo governo federal era de 80% de imunização, porém com um grande trabalho realizado pela Prefeitura de Picos, através secretaria de Saúde nós conseguimos ultrapassar a meta, toda equipe da saúde não mediu esforços para alcançar este resultado. Só tenho que agradecer o empenho de todos, inclusive dos motoristas que nos auxiliaram com o transporte e as equipes das unidades básicas de saúde, que com muita dedicação realizou um grande trabalho”, comentou.
A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra as complicações referentes a três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B. A campanha teve por objetivo diminuir os riscos das complicações de doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade por diferentes tipos de gripes. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A campanha deste ano foi aberta oficialmente no dia 30 de abril.
Ccom