A tragédia chegou bem perto de ocorrer, mas, com a vitória sobre a França na noite desta segunda-feira, a seleção brasileira de vôlei masculino avançou para a segunda fase dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Depois de duas derrotas consecutivas, contra Estados Unidos e Itália, a equipe precisava despachar os franceses para garantir uma das quatro vagas. Contando com o apoio da torcida no Maracanãzinho, o Brasil venceu por 3 sets a 1 e avançou no Grupo A. As parciais foram de 25/22, 22/25, 25/20 e 25/23.
Após a prata na Liga Mundial, em julho, com a derrota por 3 sets a 0 para a Sérvia na decisão, a seleção comandada pelo técnico Bernardinho começou bem os Jogos Olímpicos com duas vitórias por 3 sets a 1 sobre México e Canadá. Na sequência, no entanto, com atuações irregulares principalmente dos atacantes Wallace e Lucarelli, vieram dois tropeços. Primeiro para os Estados Unidos, que com uma partida irretocável do ponteiro Matt Anderson fecharam o jogo em 3 sets a 1. Pelo mesmo placar em sets, mas de virada, a Itália bateu o Brasil no último sábado.
O risco de eliminação tornou a partida contra a França bastante tensa, mas, com uma atuação inspirada de Lucarelli, o Brasil conseguiu se impor sobre o campeão da Liga Mundial no ano passado e agora enfrenta a Argentina em jogo válido pelas quartas de final do torneio.
Campeão olímpico em Atenas-2004, o Brasil foi vice-campeão nas duas últimas edições olímpicas: prata contra os Estados Unidos em Pequim-2008 e contra a Rússia em Londres-2012.
Cidade Verde