05 / 08 / 2023 - 10h24
Nova pesquisa para prefeito de Picos sai nesta sexta-feira
O Instituto BrVox publica nesta sexta-feira, 19 de agosto, uma nova pesquisa de intenções de votos para prefeito de Picos. No quesito estimulado são citados os nomes dos quatro candidatos. Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PP); atual gestor, Padre José Walmir de Lima (PT), servidor público federal, Júnior Nobre (PSC) e o ex-vereador Gilvan Gomes (PSDC).
 
A pesquisa foi realizada no último dia 16 de agosto, sendo entrevistados 280 eleitores residentes nas zonas urbana e rural do município de Picos. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (SER) sob o número de protocolo PI-07550/2016.
 
Ao custo de R$ 1.350,00 a pesquisa foi contratada pelo Centro de Treinamento Humano Ltda-ME (Instituto Galax), que também é o responsável pela realização da consulta.
 
Estranhamente, no pedido de registro feito ao TSE no último dia 13 de agosto, o instituto não apresentou qual a margem de erro da pesquisa e nem o grau de confiança.
           
Ao entrevistar os eleitores os pesquisadores apresentaram as alternativas estimulada e espontânea. Questionaram também a rejeição dos quatro candidatos e fizeram algumas simulações. Uma onde não aparece o nome de Gilvan Gomes (PSDC) e outras com apenas dois candidatos.
 
Locais pesquisados
 
Na zona urbana foram feitas entrevistas nos bairros Centro, Aerolândia, Junco, Bela Vista, Belo Norte, Boa Vista, Bomba, Catavento, Canto da Várzea, Cohab, Conduru, Ipueiras, Aroeiras do Matadouro, Morada do Sol, Pantanal, Papelão, Paroquial, Paraibinha, Parque de Exposição, Passagem das Pedras, Pedrinhas, Samambaia, São José e São Sebastião.
 
Na zona rural foram entrevistados eleitores residentes no Bocolô, Cajazeiras, Capitão de Campos, Carnaíbas, Chapada do Mucambo, Chapada do Sul, Coroatá, Fátima do Piauí, Gameleira dos Galdinos, Lagoa Comprida, Mirolândia, Morro da Areia, Serra do Mocambo, Tanque, Torrões e Umari.
 
Esta é a terceira pesquisa de intenções de votos para prefeito de Picos realizada pelo Instituto BrVox. Nas duas anteriores, publicadas nos dias 3 de março e 8 de agosto Gil Paraibano (PP) liderava com folga. Na primeira o progressista aparecia com 56% das intenções de votos contra 22,67% do Padre Walmir (PT). Na segunda, o ex-prefeito tem 50% e o atual gestor 23,57%.
 
(JPonline)