05 / 08 / 2023 - 10h24
Jales mostra Padre Walmir com 43% e Gil Paraibano 40%
Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Jales e publicada nesta segunda-feira, 26, aponta o prefeito de Picos e candidato à reeleição, Padre José Walmir de Lima (PT) um pouco à frente do seu principal concorrente, Gil Paraibano (PP). A diferença em favor do petista é de 3,35%.
 
Na sondagem estimulada, se as eleições fossem hoje o Padre Walmir (PT) teria 43,68% das intenções de votos, contra 40,33% do segundo colocado, Gil Paraibano (PP). Júnior Nobre (PSC) aparece com 8,33% e Gilvan Gomes (PSDC), 0,33%. Nenhum/nulo/branco somam 3,33% e não sabe/não opina, 4%.
 
A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de protocolo PI-04198/2016. O estatístico responsável é Paulo Rubens Oliveira Jales e Carvalho.
 
Ao todo foram entrevistados 300 eleitores residentes na sede e no interior do município. A margem de erro máxima admitida pelo instituto é de 5,6% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
 
Contratada pelo próprio Instituto Jales ao custo de R$ 1.250,00, a pesquisa ouviu 79,4% de eleitores residentes na sede e 20,6% que moram no interior.
 
Como a diferença em favor do Padre Walmir (PT) é de 3,35%, e a margem de erro é de 5,6% para mais ou para menos, os dois candidatos que polarizam a disputa estão tecnicamente empatados.
 
Em relação à pesquisa anterior realizada pelo Instituto Jales e publicada dia 14 de setembro, o Padre Walmir (PT) oscilou negativamente 0,65%, enquanto Gil Paraibano (PP) cresceu 3,%, mas, tudo dentro da margem de erro.
 
Locais pesquisados
 
Na zona urbana foram feitas entrevistas com eleitores residentes nos bairros Centro, Aerolândia, Junco, Bela Vista, Belo Norte, Boa Vista, Bomba, Catavento, Canto da Várzea, Cohab, Conduru, Ipueiras, Aroeiras do Matadouro, Morada Nova, Pantanal, Papelão, Paraibinha, Paroquial, Parque de Exposição, Passagem das Pedras, Pedrinhas, Samambaia, São José e São Sebastião.
 
Na zona rural serão ouvidos eleitores que moram nas comunidades de Bocolô, Cajazeiras, Capitão de Campos, Carnaíbas, Chapada do Mocambo, Chapada do Sul, Coroatá, Fátima do Piauí, Gameleira dos Galdinos, Lagoa Comprida, Mirolândia, Morro da Areia, Serra do Mocambo, Tanque, Torrões e Umari.
 

(JPonline)