Com uma diferença de 127 votos a chapa encabeçada pela professora Lenice Sales de Moura venceu as eleições do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (Sindserm). Os novos dirigentes terão mandato de três anos com direito a reeleição. A posse deve acontecer dentro de vinte dias.
As eleições para renovação da diretoria do Sindserm de Picos foram realizadas nesta quarta-feira, 17, e duas chapas concorreram ao comando da entidade classista. A chapa um, denominada de “Autonomia e Coragem para Lutar”, encabeçada pela professora Lenice Sales de Moura e a chapa dois, intitulada de “Transparência e credibilidade”, que tinha como candidato a presidente o professor João Antônio de Sousa.
Segundo a comissão eleitoral estavam aptos a votar 1.194 associados e, desses 646 compareceram às urnas. A chapa um encabeçada por Lenice Sales obteve 379 votos e venceu as eleições. O candidato da chapa dois, João Antônio, conseguiu 252 votos e foi derrotado por uma diferença de 127 votos. 23 eleitores votaram em separado, quatro votaram em branco e onze anularam o voto.
A votação teve início às 8 horas da manhã e terminou por volta 16h45, tendo em vista que quando os portões foram fechados às 16 horas ainda existiam muitos eleitores na fila. O resultado oficial somente foi divulgado as 18h36, porém, cerca de 20 minutos antes os partidários da chapa um já comemoravam a vitória, enquanto os defensores da chapa dois deixavam o local cabisbaixos.
Logo após o resultado oficial das eleições, os membros da chapa um, juntamente com apoiadores do sindicato, saíram em carreata até uma churrascaria da cidade, onde comemoraram a vitória.
Sindicato independente
A atual presidente do Sindserm Edna Moura, eleita vice-presidente, disse que a chapa um venceu a eleição por conta da consciência dos eleitores. "Nós apostamos na consciência da maioria dos trabalhadores e deu certo. Enfrentamos uma máquina forte que tentou de todas as formas tomar esse sindicato, mas ele pertence aos servidores e vai continuar assim" – garantiu Edna Moura.
A presidente eleita Lenice Sales agradeceu a todos aqueles que acreditaram e votaram na chapa um. Ela afirmou que a atual diretoria sempre trabalhou com independência em relação a gestão municipal e em seu mandato vai continuar da mesma forma.
"Nós não dependemos da gestão, nunca fomos aliados à gestão. A gente conversa porque o diálogo é necessário entre as partes, mas não nos curvamos à vontade de prefeito ou secretários, independente do partido político que esteja no poder” – ressaltou.
Para Lenice Sales, essa independência em relação a gestão foi um dos fatores que contribui para a vitória da chapa um, tendo em vista que os servidores confiam na diretoria atual e por isso apostaram na continuidade do trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos cinco anos.
Embora se intitulasse de oposição, a chapa dois encabeçada pelo professor João Antônio de Sousa, derrotada nas urnas, tinha o apoio da administração do prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), especialmente da Secretaria Municipal de Educação.
(Jornal de Picos)