Médicos do Hospital Regional Justino Luz participam de capacitação em Reanimação Cardiorrespiratória em adultos e bebês. O objetivo é trazer o conhecimento na área para os profissionais em Picos. A iniciativa partiu da gestão do hospital, que solicitou ao Conselho Regional de Medicina (CRM) o curso.
A diretora do Hospital Regional, Patrícia Santos, fala que o objetivo é fazer uma educação permanente com os profissionais da saúde. Ela frisa que a capacitação é uma forma de fazer uma reciclagem com todos os profissionais do hospital.
“Essa é uma forma da gente estar fazendo reciclagem de todos os profissionais, que é benéfico, tanto para o profissional, e claro, para um atendimento cada vez melhor para o paciente. A nossa gestão tem se preocupado muito em dar as melhores condições aos profissionais para desenvolver seu trabalho e dar as condições também de reciclagem do próprio profissional, não só do material, mas também da capacitação técnica dos profissionais”, acrescenta.
O cardiologista Luís Bezerra afirma que o Conselho Regional de Medicina faz essas atualizações de conhecimento em várias unidades de saúde no Piauí. E que a pretensão não é ensinar os médicos, mas levar à eles uma modernização na forma de atuar com seus pacientes durante um procedimento cardiorrespiratório.
“O conselho faz esse tipo de atualização em parada cardiorrespiratória em vários municípios do estado, nós não temos a pretensão de ensinar nada, porque os médicos daqui têm habilidades para isso, nós temos apenas como atualização, um lembrete, uma forma diferente de se abordar um paciente em parada cardíaca. O curso se adapta para o atendimento médico em ambiente extra hospitalar e intra hospitalar”, destacou.
O neonatologista Marcos Vilhena pontua que a intenção do curso é proporcionar aos médicos uma maior assistência na área. Ele fala que o programa do Conselho serve para sempre estar atualizando o conhecimento.
“A intenção deste curso é trazer uma capacitação, para que eles possam prestar uma melhor assistência ao recém-nascido, à criança e ao adulto que chega em situações de parada cardiorrespiratória. Então, a gente traz essa reanimação de acordo com as novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, junto ao programa de reanimação neonatal, para que os profissionais estejam alinhados com a boa prática na reanimação”, explicou.
O curso teve início ontem (19) e acontece também durante toda a manhã de hoje (20).
(Grande Picos)