O Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos registra aumento de casos de Aids na região. Foram 25 casos novos da doença em 2017, no ano de 2016 foram 23. O centro registrou ainda 126 notificações de sífilis, dois casos de hepatite B e um caso de hepatite C.
Segundo a coordenadora do órgão, Ozeany Vieira, esse crescimento pode estar relacionado a ampliação de campanhas realizadas nos últimos anos na cidade. Ela conta que a população está mais informada e participativa. Ela fala que as pessoas têm procurado mais o centro para fazer os exames.
“Realmente houve um aumento aqui em Picos, mas nós consideramos isso devido ao aumento da procura aqui no CTA. Então esse ano, nós vamos continuar novamente fazendo as mesmas atividades que fizemos no ano passado. Nós colocamos muito em foco as ações preventivas, que são as palestras informando sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) ”, acrescenta.
As campanhas no centro são feitas principalmente no período de carnaval, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher – 08 de março, São João, Outubro Rosa, Dia Mundial da Sífilis, da Hepatite e do Dia Mundial da Aids. Atividades são feitas ainda em escolas de Picos e universidades.
“Nós temos muitos alunos que vêm visitar o CTA e a gente mostra todo funcionamento para eles terem o conhecimento. Essas ações fazem com que a gente divulgue a importância de estar vindo realizar os testes aqui e a gente vai frisar novamente esse ano, para que todas as pessoas façam esses exames pelo menos uma vez por ano”, pontua.
A coordenadora lembra que o período de carnaval se aproxima e aproveita para alertar a população a estar se prevenindo das doenças sexualmente transmissíveis e ainda, uma gravidez indesejada.
“Todo ano o CTA, juntamente com a Secretaria de Saúde, tem a barraca no corredor da folia, onde nós trabalhamos. Esse ano serão três noites, domingo, segunda e terça. Então a equipe do CTA vai estar lá, disponibilizando todo material, preservativos, masculinos, femininos, gel lubrificantes, folhetos informativos e a nossa equipe para estar tirando dúvidas, orientando a população, tudo sobre as ISTs”, destaca.
Ozeany Vieira fala ainda que no período pós-carnaval, a procura por exames na unidade dobra. Ela diz que muitas pessoas se excedem e depois acabam procurando atendimento.
O núcleo de testagem atende de segunda a sexta, qualquer pessoa pode fazer os exames de forma gratuita, munida de documento de identidade e o cartão do SUS.
(Grande Picos)