Para marcar o início da semana do Carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promoveu o tradicional evento para chamar atenção sobre a importância de doar sangue antes do feriado prolongado.
Os doadores foram surpreendidos com a chegada dos reis e rainhas do Carnaval de Teresina acompanhados da Banda da Fundação Cultural Monsenhor Chaves que alegrou a manhã desta segunda-feira (05), no Hemopi, com samba e marchinhas.
“Gostei de coincidência de vir doar nesse dia. Eu sabia que todos os anos tinha esse evento, mas nunca tinha participado. Gostei bastante e acho importante doar sangue antes do Carnaval porque nunca se sabe o que vai acontecer”, disse o doador José Alexandre.
Outra que gostou da folia de momo do hemocentro foi Ana Célia. Ela já é doadora regular e disse que sempre procura doar próximo aos feriados prolongados. “Eu sempre procuro vir antes do Carnaval porque sei que é importante ter um bom estoque de sangue nesses períodos”, destaca a doadora.
O diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins, ressalta que nesse período as doações costumam ter uma baixa de 30%. “Todos os anos fazemos esse movimento na semana do Carnaval no sentido de estimular as pessoas a doarem antes do feriado. É preciso estar com um bom estoque para que não falte sangue nesse período”, ressaltou o gestor.
Ele lembra ainda que o hemocentro vai funcionar normalmente no Carnaval, exceto domingo (11). No sábado (10) e na terça-feira (13), o horário será das 7h15 até as 17h. Nos outros dias, segue normal até as 18h.
(ccom)