A Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí passa a gerenciar as solicitações de registro de ISBN (International Standard Book Number) da Fundação Universidade Estadual do Piauí, junto a Agência Brasileira da Fundação Biblioteca Nacional.
O serviço faz parte de uma das metas do Plano de Ações da Biblioteca Central para 2018, e tem a parceria da Pró-reitoria de Pesquisa (PROP), setor onde a atividade era realizada anteriormente. Segundo a Agência Brasileira, dentre as publicações que recebem o ISBN estão: livros em fita cassete, CD, DVD (audiolivros); livros impressos; mapas (especificando sua escala); publicação infanto juvenil; anais, seminários, encontros; guias; catálogos de exposição; com textos explicativos, etc.
Para solicitar o ISBN pela Uespi, através da Biblioteca Central, é necessário que o(s) autor (es) tenham vínculo institucional com a instituição e estejam com a publicação concluída, em termo de edição e correções.
Segundo a diretora da biblioteca, Débora Teixeira, o ISBN é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-o inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a circulação e comercialização das obras. Uma vez fixada a identificação, ela só se aplica àquela obra e edição, não se repetindo jamais em outra.
“A versatilidade do sistema de registro facilita a interconexão de arquivos e a recuperação e transmissão de dados em sistemas automatizados, razão pela qual é adotado internacionalmente. O ISBN simplifica a busca e a atualização bibliográfica, concorrendo para a integração cultural entre os povos”, destaca a diretora.
(ccom)