O Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros, em São João do Piauí, realiza, nos dias 18 e 19 de março, mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, atendendo agora, especialmente, o público infantil. A meta é atender 45 crianças, com idade entre um e 12 anos.
De acordo com a diretora do hospital, Santana Andrade, com a reativação do centro cirúrgico, em novembro de 2017, pelo Governo do Estado, “foi aberta uma sala cirúrgica, com 12 leitos cirúrgicos, e, logo em dezembro, participamos da primeira etapa do Mutirão de Cirurgias Eletivas, contemplando 98 pessoas”.
A rotina de cirurgias foi adotada no hospital, que todo fim de semana realiza os procedimentos eletivos. Entre janeiro e fevereiro, foram 45 cirurgias gerais. A diretora afirma também que a previsão é aumentar mais ainda esse quantitativo, “já que teremos mais uma sala cirúrgica, totalizando 15 leitos. Com isso, vamos diminuir bastante a fila de espera por uma cirurgia em São João do Piauí e municípios circunvizinhos”.
O Mutirão de Cirurgias Eletivas Pediátricas é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, para reduzir, de forma significativa e ágil, a fila por procedimentos cirúrgicos.
Nesta etapa, a meta é atender, em dois meses, mais de mil crianças, entre 0 a 15 anos de idade, com realização de consultas e cirurgias, em diversos tipos de procedimentos, de média e alta complexidade.
Como fazer para ter acesso aos procedimentos
Procurar as Secretarias da Saúde dos municípios do território da Serra da Capivara. Importante levar número do cartão SUS e comprovante de endereço.
(ccom)