05 / 08 / 2023 - 10h24
SMS recebe visita do Ministério da Saúde no controle da tuberculose‏

Equipes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí - LACEN/PI visitaram o município de Picos, nesta quarta e quinta – feira, com intuito de colaborar com a descentralização do Programa de Controle da Tuberculose. Atualmente os pacientes portadores da doença são atendidos exclusivamente no Posto de Assistência Medica de Picos – PAM, localizado na Rua Coronel Francisco Santos, 242, centro.

“Os dois principais objetivos de nós estarmos vinda ao município de Picos foi apoiar o programa estadual e o programa municipal na descentralização das ações de controle da tuberculose para as unidades básicas de saúde de Picos e apoiar também o laboratório municipal para que ele consiga dar o diagnostico precoce para esses pacientes”, destacou a enfermeira do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Daniele Maria Pelissari.

De acordo com a representante do Ministério da saúde, enfermeira Daniele Maria Pelissari, ha uma necessidade de que as ações de diagnóstico e tratamento sejam descentralizadas para as unidades de Atenção Básica para que a população tenha acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e mais próximo a suas casas.

Durante toda a quarta – feira, (08.04), as equipes visitaram algumas unidades básicas de saúde com intuito de avaliar e pontuar o que esta precisando por parte do Ministério da Saúde e do programa estadual para que a descentralização seja efetivada. Na manhã de hoje, (09.04), aconteceu uma reunião na sede da Secretaria Municipal de saúde com o objetivo de traçar metas para que a saúde de Picos possa estar descentralizando a nível de Programa de Saúde da Família.

“A visita do Ministério da Saúde foi muita salutar, porque no momento que nós recebemos técnicos tanto do Ministério como do estado para propor medidas e orientações acerca do tratamento e controle dessa doença que é a tuberculose  que agente sabe doença que é uma doença de alta vulnerabilidade,  e orientações acerca de como nós estruturamos o nosso serviço e descentralizar as ações de prevenção e controle,  então foi muito proveitosa”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Conceição Portela.

O estado do Piauí tem detectado quase mil casos anualmente de pacientes com tuberculose. Em Picos, em 2013, foram 28 casos diagnosticados, no ano passado três casos a menos, 25. Segundo a Supervisora de Tuberculose do Estado do Piauí, Ivone Venâncio,  a tuberculose é uma doença negligenciada. “Não é que o município não tenha casos, as vezes ele esta subnotificados em relação a realização das atividades, a exemplo, a busca ativa, se não há busca ativa não tem detecção precoce dos casos nem quebra da cadeia de transmissão da doença”, frisou.

(Ascom)