Com campanhas e ações intensivas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) junto aos municípios, o Piauí reduziu em mais de 50% a incidência de arbovirores como dengue e chikungunya. O boletim da 15º semana epidemiológica aponta que os casos de chikungunya caíram 54,6%, foram 169 em 15 municípios e, no mesmo período do ano passado, foram 372 em 24 municípios.
Os casos de dengue representam uma redução de 50,9%. Este ano foram 686 casos em 39 municípios, já ano passado foram 1.397 casos em 67 municípios. O Piauí tem 5 casos suspeitos de zika vírus.
Apesar da constante redução dos casos de dengue, zika e chikungunya, a população deve reforçar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças que, logo após o período chuvoso, deve se manifestar com maior intensidade.
Por conta disso, a Secretaria da Saúde iniciou a campanha educativa “Aqui não, Mosquitão”, chamando a população para eliminar larvas e mosquitos da dengue. Com descontração e humor, a campanha foca que o Aedes pode estar onde nem se imagina e que não aparece de surpresa.
Por isso, fique atento a estas recomendações:
• evitar o acúmulo de água em garrafas, vasilhames, latas, pneus, pratos sob vasos de plantas;
• manter vasilhames tampados;
• manter ambientes limpos;
• tampinhas de garrafas, cascas de ovos e folhas também poder ser reservatórios d’água;
• manter caixa d’água cobertas.
(webpiaui)