05 / 08 / 2023 - 10h24
Curiosidade: Porque à noite ouvimos estalos e barulhos estranhos dentro de casa?

O som que se ouve a noite não vem de nada debaixo da sua cama e também, nenhum monstro mora lá. O som é real e vem de sua casa ou apartamento e das coisas que estão lá dentro.

Quando um corpo é aquecido, aumentando sua energia térmica, ocorre aumento no estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação térmica ocorre não só quando aquecemos um corpo, mas também quando o resfriamos.
A dilatação térmica pode, então, ocorrer quando temos um aumento no volume de um corpo que sofre variação na sua temperatura ou, quando temos uma diminuição no volume de um corpo também ocorrida por ter sido submetido a uma variação de temperatura.
O som acontece quando as coisas mudam de tamanho, ou melhor, dilatam-se ou contraem-se. Essa dilatação acontece quando há mudança na temperatura ambiente. E é por isso que coisas estalam durante a noite.
Sua casa é construída de materiais que não são muito macios nem flexíveis. Quando sua casa fica maior ou menor, ela produz sons. Isso também é válido para os móveis de seu quarto.
Quando o Sol se põe e as coisas se esfriam, sua casa e a mobília dentro dela se contraem, isto é, ficam menores e produzem os estalos.
Quando os construtores projetam estradas e pontes, certificam-se de deixar espaço para a expansão e para a contração. Você já deve ter notado um espaçamento nos blocos de concreto das ruas e avenidas, bem como nos trilhos do trem ou em algumas pontes. Esse espaçamento é necessário justamente por causa da dilatação que os materiais sofrem. Por exemplo, uma ponte metálica de 300 m de comprimento pode aumentar até 20 cm.
 
E todos esses barulhos (estalos) acontecem de manhã também. Não os ouvimos porque estamos de pé e fazendo nossos próprios sons pela manhã. Algo tão simples quanto a diferença entre a temperatura do dia e a da noite é suficiente para provocar rachaduras no cimento, partir fios telefônicos ou até curvar torres elétricas, caso não sejam construídas adequadamente.
 
(Fonte: Fisicanossa.blogspot)