A Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizará neste sábado, 20, um evento em alusão ao Dia Nacional de Combate a Sífilis. A ação acontecerá no CTA das 8 horas até às 12 horas.
Serão realizados serviços de testagem de sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e material educativo. Também serão realizadas palestras pelos profissionais do CTA, orientações e esclarecimentos de dúvidas para a população.
“Foi instituída de acordo com a lei 13.430/2017 o Dia Nacional de Combate a Sífilis, e esse ano será dia 20. Então, como nós do CTA oferecemos o serviço de Testagem de Sífilis, HIV, Hepatite B e C, no sábado a gente vai abrir e nossa equipe estará disponível para atender a população”, disse a Enfermeira e Coordenadora do CTA Isabel Maria Luz e Fontes.
A Sífilis é transmitida sexualmente principalmente na fase primária, secundária e recente. Ela também pode ser transmitida da gestante para o bebê (transmissão vertical), e nesses casos as consequências são aborto, má formação, natimorto, bebê prematuro e complicações neuropsicomotoras na criança.
“É importante também que os parceiros sejam alertados, pois se a gestante faz o tratamento e ele não, ela pode se contaminar novamente”, disse Isabel.
O atual número de casos de Sífilis em Picos é de 47 homens, 30 mulheres e 12 gestantes.
Para ser atendido, o paciente deve levar consigo o cartão SUS e a carteira de identidade. O CTA está localizado na Rua Coronel Francisco Santos, em frente ao Paraíba.
(webpiaui)