A partir desta segunda-feira (5) os serviços de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão dos dados cadastrais, dentre outros serviços, voltarão a ser disponibilizado pelos Cartórios Eleitorais de todo o país.
Devido as eleições deste ano, o Cadastro Nacional de Eleitores estava fechado desde 10 de maio. Para requerer os serviços é necessário a apresentação de algum documento oficial de identidade, como carteira de identidade (RG), carteiras emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de algum documento original para comprovação do domicílio.
Além dos serviços já citados, também serão reiniciados a emissão de certidões de quitação eleitoral e o serviço de pré-atendimento, via internet, para requerimento de alistamento, transferência e revisão de dados cadastrais (Título Net).
Quitação
O eleitor que deixou de votar nos dois turnos da eleição deste ano e não apresentou justificativa à Justiça Eleitoral, tem 60 dias, a contar de cada pleito, para regularizar sua situação. Para isso, é necessário imprimir e preencher um formulário no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e escolher a forma o documento deve chegar ao juiz da zona eleitoral na qual está inscrito: entrega pessoal no cartório, envio pelos Correios ou via internet, por meio do Sistema Justifica.