Acontece nesse dia 14, sábado, o II Simpósio de Oncologia – Prevenção e rastreamento do câncer, evento promovido pela Clínica Popular de Picos em Parceria com o médico Sabas Vieira, ginecologista e obstetra, especialista em oncologia, e o Laboratório Lab Análise, da biomédica Luma Guimarães.
As Ligas da UFPI: LASFAC - Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade e LAOH - Acadêmica de Oncologia e Histologia, e as empresas, Hospital Memorial do Carmo, Pharmapele, A Fórmula e Unimagem, também apoiam o evento.
O Simpósio reúne mais de 300 inscritos, entre profissionais e acadêmicos da saúde e está sendo realizado no auditório Fontes Ibiapino, da Universidade Federal do Piauí, campus de Picos desde as 8:00h, com previsão de encerramento às 13h.
São palestrantes confirmados o médico Sabas Carlos Vieira, Doutor em medicina pela Unicamp, ex-professor da UFPI, oncologista, mastologista e ginecologista; Ana Lúcia Nascimento Araújo, Titular da Sociedade Brasileira de cirurgia plástica; e Lívio Portela Cardoso Coelho, graduado em Medicina pela UFPE, com Residência Médica em Cirurgia Geral e Mastologia e Mestrado em Ciências e Saúde pela UFPI.
A Clínica Popular de Picos, uma ideia inovadora de gestão em saúde, foi concebida em 2015, quando as primeiras clínicas de saúde popular começaram a surgir no Brasil, sendo pioneira na cidade de Picos, bem como no Estado do Piauí.
Convictos da função social da empresa, que é levar saúde acessível a todos, os idealizadores desse projeto inauguram a CPP no dia 08 de dezembro de 2015, com quatro médicos no seu corpo clínico. Logo, a empresa passou a ocupar uma posição estratégica na sua área de atuação, conquistando vários pacientes e diversos profissionais da área da saúde para atuarem em seu quadro.
Em setembro de 2019, a Clínica Popular de Picos passou a contar com novos parceiros e inaugurou o seu Centro Médico, um espaço moderno, amplo e confortável, com quase 700 metros quadrados, abrigando vários consultórios médicos, salas de cirurgias ambulatoriais, salas para diversos tipos de exames, sala de fisioterapia, nutrição, psicologia e fonoaudiologia e o seu laboratório de análises clínicas de referência, o Lab Análise, sob a responsabilidade da biomédica Luma Guimarães.
Hoje a Clínica Popular de Picos, conta com mais de 20 especialidades médicas, mais de 35 profissionais da saúde, mais de 22 mil pacientes atendidos, 02 eventos acadêmico-científicos, 11 pit-stops sobre prevenção de doenças realizados gratuitamente em locais públicos.
Luis Fernando Luz - Diretor da clínica Popular de Picos
“Nossa responsabilidade é com a saúde da população, em especial voltada inicialmente para as pessoas mais carentes da sociedade, mas observando que pacientes de todas as classes sociais já nos procuram para atendimento, movidos pela qualidade da estrutura física oferecida, pelo atendimento acolhedor e pela variedade das especialidades médicas ofertadas, tudo a um preço justo”, disse Luis Fernando Luz, diretor administrativo-financeiro da Clínica Popular de Picos.
O II Simpósio de Oncologia de Picos vai emitir certificado de participação para integrar o currículo acadêmico e profissional dos participantes. .