Representando a gestão "Compromisso com o Povo", o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gláuber Silva, esteve na manhã dessa sexta-feira (24) nas dependências do Aterro Sanitário de Picos juntamente com os fiscais da SEMAM e representantes da empresa que venceu o processo licitatório para gerenciar aquela área e explorar os resíduos recicláveis selecionados.
O encontro foi para oficializar a concessão pública já firmada entre o município e a empresa Eco-Resíduos através de Contrato Administrativo pós-licitatório.
A empresa Eco-Resíduos já está trabalhando no Aterro há quase um mês organizando, limpando toda área e dando os primeiros passos para a instalação da Usina de Triagem de Resíduos que será instalada no local.
Segundo um dos sócios da empresa, engenheiro químico João Antero, além da segregação dos resíduos, no Plano de Investimento apresentado ao gestor ambiental consta o controle de drenagem do chorume, captação dos gases das valas, dentre outras ações.
NOVAS REGRAS
Todos os catadores que trabalham no local estiveram presentes nesse encontro para receber as orientações da SEMAM e da empresa e fazer um cadastro que irá assegurar a eles a prioridade de trabalhar na usina que será instalada no local.
Fardamentos também foi entregue para que a identificação das pessoas que entram nas dependências do aterro seja possível e mais criteriosa.
Os resíduos que chegam no Aterro já tem controle estabelecido pela SEMAM, onde só terá livre acesso os veículos coletores da prefeitura municipal. Os demais carros que se destinem em despejar resíduos terão que fazer um cadastro prévio na Secretaria de Meio Ambiente e se dirigir ao local portando uma autorização ambiental, só assim será possível a entrada.
O secretário Gláuber Silva esclareceu à nossa reportagem ainda que o poder público municipal está buscando de acordo com a lei a manutenção correta do Aterro principalmente no que diz respeito aos catadores, estabelecendo normas e determinações que assegurem um trabalho com possibilidades reduzidas de acidentes, haja vista que eles receberam e fardamento e equipamen
(Ascom)