Insatisfeita com a proposta do governo, a comunidade de Aerolândia está se mobilizando para impedir a instalação do Instituto Médio Legal (IML) no bairro. Um abaixo assinado está sendo preparado e outras medidas serão adotadas para barrar a iniciativa, considerada pelos moradores como uma afronta a paz, a segurança e ao sossego das famílias
O anúncio da instalação do IML no bairro Aerolândia foi feito na última quarta-feira, 12 de agosto, pelo vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB). A iniciativa surpreendeu a comunidade, que, de pronto, rejeitou a ideia e começou a se articular para barrar a proposta do governo.
Nesta quinta-feira, 15, os moradores começam a colocar em prática a mobilização contra a instalação da unidade do IML no bairro Aerolândia, iniciando por um abaixo assinado. Uma consulta prévia aponta que ninguém quer o órgão no bairro e a comunidade garante que fará de tudo para barrar a proposta indesejada.
Motivação
Os líderes da mobilização apontam os principais motivos para a comunidade não aceitar o IML na Aerolândia, que é um bairro residencial e tranquilo e com a instalação do órgão vai ter uma movimentação muito grande no local, pois, vai atender não somente Picos, mas toda a grande região.
Com a instalação do IML o bairro Aerolândia passará a ter um fluxo muito grande de Polícia, de ambulâncias, de corpos, detentos para fazer perícia e a comunidade não quer perder essa tranquilidade de poder fazer suas caminhadas, dentre outras atividades comuns a um bairro residencial afastado do centro.
Próximo ao prédio onde o governo do estado pretende instalar o IML tem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Igreja de São Sebastião, Padroeiro do Bairro.
Ao contrário do Instituto Médico Legal que vai tirar a tranquilidade do bairro, a comunidade de Aerolândia quer a construção de uma praça, creche, academia de saúde, mas, nunca uma unidade do IML.
Os idealizadores da mobilização ressaltam ainda que, antes de o governo do estado tomar a decisão precipitada e indesejada, é preciso ouvir a comunidade. E para tal propõem que seja realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Picos para debater o assunto e procurar uma saída.
Prédio do Iapep
A unidade do IML em Picos deveria ser instalada no antigo prédio do Iapep, localizado na rua São Francisco, no entanto, a comunidade de lá se mobilizou e barrou a iniciativa. Os moradores da Aerolândia garantem que não será diferente e o governo terá que encontrar outro local mais adequado.