05 / 08 / 2023 - 10h24
Palestra sobre Políticas de Ações Sociais Afirmativas mobiliza acadêmicos

A faculdade R.Sá realizou na última quarta-feira,06, uma palestra sobre “Políticas de Ações Sociais Afirmativas para Estudantes: promoção da igualdade” para os alunos dos cursos de Direito, Jornalismo e Serviço Social. O objetivo foi discutir a questão das políticas de ações afirmativas que tem como plano de fundo as cotas raciais e depois o contexto dessas cotas no mundo atual.

O Educador Popular e Coordenador do Grupo Cultural Adimó, Mano Chagas, apresentou o assunto com uma exposição de dados e um diagnóstico através de pesquisas e no segundo momento foi aberto um espaço para um debate visando trabalhar uma política de formação.

Para Maria Gabriela do III Período do curso de Direito, o evento é muito importante. “Sou negra e nós vivemos em um país colonizado e dentro dele não tinha espaço para me desenvolver e também para estudar minha cultura”, ressaltou, afirmando que durante sua adolescência sofreu preconceito. “Você tem que aceitar a forma que você é, por que a partir do momento que você aceita suas características físicas e psicológicas você é mais feliz”, acrescentou a estudante.

O professor Paulo Mafra, coordenador da Comissão Acadêmica Cientifica, disse que o objetivo maior é discutir com a própria sociedade a contribuição que a África e os negros tem na nossa formação. “Como é a semana de combate ao racismo é importante frisar que ainda é um problema. Muitas vezes fortalece as desigualdades sociais e isso precisa ser discutido. Então dentro da comissão o papel maior é de trazer a comunidade para fazer uma discussão cientifica” enfatizou, completando que um dos grandes objetivos também é a apresentação dos trabalhos na semana científica.

A palestra de faz parte da programação da a VIII Semana de Combate ao Racismo que acontece entre os dias 09 e 16 de março. Neste ano o evento traz como tema: De Repente Rap!, trabalhando em duas vertentes a cultura nordestina e a cultura negra. O objetivo da Semana é confrontar duas importantes espécies de desafios através do canto improvisado que ocorrem no Brasil.

(Ascom/R. Sá)