05 / 08 / 2023 - 10h24
OAB: Caravana da Jovem Advocacia leva curso de PJe a Picos

Os advogados do município de Picos participaram, na manhã desta quinta-feira (14), do Curso sobre Processo Judicial eletrônico (PJe), promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí. A atividade faz parte da programação da Caravana da Jovem Advocacia, que tem percorrido diversos municípios do Estado com o objetivo de levar conhecimento e profissionalização aos advogados em início de carreira. O curso aconteceu na sede da Subseção da OAB em Picos e contou com a presença do presidente da Subseção, Daniel Rêgo.

Ministrado pelo advogado Vinicius Cabral, presidente da Comissão de Informática da OAB-PI, o curso mostrou passo a passo todas as funcionalidades do PJe, com exemplos de tudo o que advogado precisa fazer no seu dia a dia para utilizar o sistema, além dos pré-requisitos necessários no computador do profissional para sua utilização.

“Os advogados precisam se modernizar. O material de trabalho mudou, assim como mudam nossas necessidades. Hoje, na Justiça do Trabalho, é essencial ter um token e um computador para executar as atividades. Até 2016, todas as esferas jurisdicionais utilizarão o mesmo sistema”, pontou Cabral.

Token é um equipamento físico capaz de gerar e armazenar com total segurança as informações que compõem os Certificados Digitais, que são documentos eletrônicos que identificam com segurança pessoas físicas ou jurídicas, por meio de códigos, assegurando o sigilo e a autenticidade de informações. A Certificação Digital pode ser utilizada para a assinatura de documentos eletrônicos, como petições, contratos, pareceres e procurações, além de identificação pessoal em sites com acesso restrito.

De acordo com o profissional, não apenas advogados, mas também juízes, desembargadores, servidores da Justiça e membros do Ministério Público devem ter o certificado digital para assinar suas petições e protocolos. 

“Uma das consequências da certificação digital é a descentralização do protocolo. O sistema é online, virtual, e isso possibilita mais agilidade ao advogado, que pode peticionar onde estiver, sem a necessidade de locomoção”, acrescentou Cabral.

O jovem advogado Lázaro Dantas, com poucos meses de inscrição na OAB, procurou o curso para adiantar o conhecimento que logo utilizará na prática. “Embora esteja começando minha carreira agora, acho muito importante buscar esse conhecimento, que não obtive na faculdade, porém essencial para o trabalho da advocacia”. O advogado elogiou a iniciativa da descentralização do conhecimento através da Caravana. “Ir a Teresina em busca de profissionalização nem sempre é possível. Excelente essa iniciativa da Ordem de levar o conhecimento a diferentes municípios através desta ação”.

Participaram do evento, ainda, os seguintes diretores da Subseção de Picos, Josimar Paes Landim, vice-presidente; a secretária geral, Roseglisse Gonçalves; o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAPI), Ubiratan Lopes, e o Conselheiro Seccional Agrimar Rodrigues.

A Caravana do Jovem advogado segue com programação em Picos. Durante a tarde, o evento acontecerá no Auditório do Clube dos Advogados no município. Assuntos como Contratos Advocatícios, Prerrogativas dos Advogados, Mudanças no Direito Previdenciário e o Novo CPC serão tema das palestras, que iniciam às 14h. À noite, os advogados Joaquim Magalhães e Nestor Ximenes lançarão o livro “O Diário de um Advogado”, às 19h.

(jornalista292)