A APAAS – Associação Picoense de Atenção e Assistência em Saúde, é fruto de um trabalho realizado pela sua mantenedora, a Fundação Isaac Batista, que tem como diretor o médico Rodrigo Maia e vários integrantes ligados à área da Saúde, como é o caso também da médica Saara Jane Batista Lustosa, e tem capacidade para atender cerca de 700 pacientes por mês na área de reabilitação multidisciplinar, tratando patologias físicas, neurológicas e psicológicas, com atendimento diferenciado para adultos e crianças.
Apesar de estar com toda a estrutura física montada e adequada às exigências do Ministério da Saúde, a APAAS - que vai atender pacientes que hoje precisam deslocarem-se para Teresina, aliviando a saudade da família e diminuindo os gastos com transporte, alimentação e estadia do paciente e seu acompanhante - ainda não iniciou esse atendimento amplo em especial voltado para uma camada mais carente da população, por causa de entraves burocráticos que têm adiado o sonho da familia desses pacientes como é o caso da mãe de um garoto de 2 anos, que realiza tratamento na APAAS pelo convênio particular, tendo que custear o tratamento integralmente, o que gera uma enorme despesa, e impede que a crainça tenha acesso a todos os procedimentos que poderiam ser aplicados ao seu caso porque a mãe não pode arcar com tudo. "Seria uma ajuda inestimável se a gente já pudesse contar com todos os tratamentos pelo SUS. Vir de Inhuma pra cá, deixando a família, e gastando tanto é muito difícil. Ter que me deslocar até Teresina, porém, seria muito pior" disse ela.
Com a possibilidade de atendimento de 70% desses pacientes pelo SUS - Sistema Único de Saúde, a APAAS ganha o reforço da voz e da união dos vereadores de Picos em prol da causa e pela abertura imediata da Clínica em toda a sua potencialidade.
"Não é possível uma estrutura dessa qualidade e complexidade não estar ainda à disposição da população de Picos. Nós vamos tomar as providências necessárias para pressionar pela liberação da autorização, lutando de todas as formas, e não é só o atendimento das familias que está em questão aqui, mas o emprego também de muitos profissionais contratados à espera da regularização da situação" disse a vereadora Fátima Sá.
O Presidente da Câmara dos Vereadores, Hugo Victor, já começou a articular uma audiência pública, para apróxima quarta-feira, 20, na Câmara Municipal de Picos, para convidar o Secretário de Saúde do Estado do Piauí ou um representante, para responder à várias questões, entre elas, o porquê de tanta demora na liberação do funcionamento da APAAS: "Nós vamos nos pronunciar na sessão de hoje, e vamos convocar uma audiência pública para tratar desse tema. É uma grande estrutura que não vai onerar o município, pelo contrário, gera emprego e oportunidade para que famílias possam ter aqui mesmo o tratamento em reabilitação, não tendo mais que se deslocar para a capital a fim de ter acesso a mais qualidade de vida desse paciente" analisou Hugo Victor.
Saara Jane batista Lustosa, médica e integrante da Fundação Isaac Batista, apresentou aos vereadores toda a estrutura da APAAS, que conta com quatro andares, elevador e equipamentos de última geração, além de uma equipe de 26 profissionais de nivel superior, o que supõe para cada um deles outros três auxiliares em média.
Estiveram presentes os vereadores: Fátima Sá, Hugo Victor, Rinaldinho, Zé Luis (atual Secretário Municipal de Administração), Renato, depois chegaram também os vereadores Toinho de Chicá e Valdívia.
Confira imagens da visita: