Alunos de 30 escolas da rede municipal de ensino se reuniram na tarde desta sexta-feira (22), na quadra do Picoense Clube, para participarem da III Gincana Picoense de Matemática, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEME), através da coordenação de matemática. Em clima de competição, pelos três primeiros lugares, uma média de 250 estudantes do Fundamental II, 6º ao 9º ano, realizaram a prova e outros participaram como torcedores.
Segundo o secretário municipal de educação, Pe. Walmir Lima, a gincana busca estimular o raciocínio lógico e o trabalho em grupo, além de preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática. O secretário destaca o envolvimento das escolas na participação do evento. “A gente percebe um empenho maior das equipes escolares no decorrer desses anos. Na primeira edição poucas escolas participaram, agora a maioria quer competir, a comunidade escolar se envolve. Isso é muito importante, o alunado precisa desenvolver o interesse pela matemática. Queremos estudantes que saibam trabalhar em equipe, que saibam ter iniciativas, resolver problemas”.
De acordo com o coordenador de matemática da SEME, professor Antônio Júnior, a gincana foi dividida em duas fases: A primeira etapa realizada em cada escola e a final que reuniu todos os participantes em um único espaço. Os competidores ficaram divididos em dois níveis, nível I (6º e 7º anos) e nível II (8º e 9º anos).
Cada equipe, formada por quatro alunos responderam uma prova de 25 questões, em seguida as mesmas foram avaliadas pelo júri constituído por cinco professores. Depois, o coordenador anunciou os nomes das seis escolas campeãs, que foram:
Nível I
1° Lugar- Escola Municipal Expedito Albano (Curralinho)
2º Lugar- Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios (Torrões)
3º Lugar- Escola Municipal Padre Madeira (Centro).