Na manhã desta terça-feira, 15/12, o Secretário de Segurança Pública, Cel Rubens Pereira e o Deputado Federal Capitão Fábio Abreu, fizeram a entrega para a Polícia Militar do Piauí de miras holográficas. A entrega ocorreu na Sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Este tipo de equipamento projeta um ponto vermelho em frente ao alvo, possibilitando que a pontaria seja realizada com ambos os olhos abertos, aliando consciência situacional, e, consequentemente, reduzindo os efeitos colaterais, consciência operacional, maior rapidez e melhor precisão.
De tecnologia israelense, o modelo ainda possui um sistema de iluminação do retículo baseado em tecnologia LED, que além de fornecer segurança ocular aos usuários, opera com uma única bateria (pilha) por um longo tempo.
O TC James Sean, Comandante do BOPE, falou sobre a modernização da PMPI:
"O Piauí está caminhando a passos largos, avançando na aquisição de armamentos, equipamentos de ponta de modo que possa estar otimizando o trabalho das equipes especializadas para fazer frente a ocorrências que exigem tecnologia avançada. As 100 miras holográficas serão posteriormente distribuídas para as Forças Táticas, BOPE, RONE e também para a Polícia Civil do Piauí" explicou.
O Coronel Rubens falou sobre a aquisição e o investimento necessário:
"Foram entregues para as forças de segurança, policia militar e polícia civil, 100 miras holográficas num investimento de R$ 530 mil reais provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública em parceira com o Ministério da Justiça. Essa aquisição faz parte de um conjunto de medidas para combater a criminalidade violenta e serão utilizadas de forma especial pelas tropas de elite em situações de confronto, em que haja necessidade dessa utilização. Queremos com isso, melhorar as condições de trabalho e a precisão do confronto para que assim não ocorram vitimas civis" esclareceu.
Estiveram presentes na solenidade também, o Coordenador Geral de Operações, Cel Rodrigues, o Comandante do BPRONE, TC Newmarcos, o Chefe da PM-4, TC Sampaio e autoridades civis.
Com informações da PMPI.