O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta quinta-feira (11) que o Consórcio Nordeste vai comprar 10 milhões de doses da vacina Sputinik V.
A nova Medida Provisória (MP) 1.026/21, conhecida como MP das Vacinas, permite que os governadores, prefeitos e empresas adquirem vacinas. No entanto, as novas aquisições serão encaminhadas ao Ministério da Saúde para integrar o Plano Nacional de Vacinação.
Na prática vai funcionar da seguinte forma: os governadores compram as vacinas, enviam para o Ministério da Saúde, que distribui para todos os estados, aumentando a cota de vacinação em todo o Brasil.
O acordo é que o ministro Eduardo Pazuello irá ressarcir os estados que comprarem vacinas.
Na última segunda-feira (8), o ministro Pazuello, disse que espera ter, neste mês, de 25 milhões até 28 milhões de doses entregues aos estados para cumprir o Plano Nacional de Imunização (PNI). Pazuello apresentou a estimativa após uma reunião na Fundação Oswaldo Cruz, da qual participaram o governador do Piauí, Wellington Dias, e representantes da Fiocruz e do Itamaraty.
Ficou acordado que até o dia 23 de março serão entregues 3 milhões de doses da Astrazeneca.
Hoje, a prefeitura de Teresina anunciou que irá propor ao governo do estado a compra compartilhada de 500 mil doses de vacinas para Teresina.
Fonte: Cidade Verde