A Secretaria Municipal de Educação de Picos está realizando um projeto chamado de “Libras para falar e português para escrever”. A ação busca a inclusão, aprendizado e desenvolvimento pessoal de alunos surdos. As aulas estão acontecendo de forma presencial na Escola Municipal Padre Madeira. Nesta quinta-feira, 11 de março, foi o quarto dia de aula presencial da turma de libras.
Este projeto iniciou ano passado, contudo devido a pandemia as aulas eram virtuais e a maioria dos alunos não dispunham de acesso à internet de qualidade. Após a nova gestão assumir neste ano, a secretária de educação Noêmia Marques, viabilizou a execução das aulas presenciais, obedecendo todas as recomendações da OMS para evitar a contaminação da Covid-19.
De acordo com a professora de libras Renária Castro, ela que ministra as aulas e conduz os alunos, conta que a turma é composta por dez estudantes surdos. Estes alunos são advindos das redes estadual e municipal de ensino, sendo que alguns deles já estão no ensino médio.
“Ano passado não deu certo, pois só três alunos conseguiam acompanhar virtualmente, o restante tinha conexão ruim. A secretária abraçou a causa e disponibilizou essa sala no Padre Madeira, assim como, todo material, e todo recurso necessário, tanto de higiene, como de material escolar, acesso a impressão de material, ou seja, tudo foi providenciado para que a gente pudesse realizar. Não estou sozinha, tem a professora Darc que está comigo nesse projeto”, disse a Renária Castro.
A professora afirma que os alunos estão gostando muito das aulas presenciais pelo fato de que estão tendo contatos com pessoas iguais e segundo ela, com as aulas online eles não conseguiam interagir bem, como está sendo agora. Os alunos são advindos de escolas e séries diferentes.
Na ocasião, a secretária de educação Noêmia Marques, esteve acompanhada da deputada estadual Belê Medeiros (Progressistas), ambas realizaram uma visita e conheceram melhor o projeto. A deputada Belê se diz estar encantada e contente com a realização do projeto.
“Eu fiquei encantada, há mais de 20 anos que a gente luta em defesa dos direitos da pessoa portadora de deficiência e vim hoje aqui conhecer esse projeto na prática, realmente é um motivo de muito orgulho. Ações e atitudes como essa engrandecem a nossa cidade, é louvável ver que os professores estão envolvidos em um projeto tão importante de inclusão para essas crianças. Dá a elas a oportunidade, mesmo diante de um momento difícil em uma pandemia, de poder estar interagindo em sala de aula com a professora, vivendo momentos agradáveis e se descontraindo”, falou a deputada.
Belê ainda aproveita a ocasião para parabenizar os professores envolvidos, assim como, a secretária Noêmia Marques pelo apoio ao projeto de Libras que está sendo desenvolvido do no município.
Fonte: CCOM