O Paraguai conseguiu sua primeira vitória na Copa América, nesta última terça-feira (16), ao vencer a Jamaica por 1 a 0, graças a uma incrível falha do goleiro Kerr, ainda no primeiro tempo. Esse triunfo não só é importante para as pretensões da equipe na atual edição da competição, como acaba com um jejum de oito anos, ou nove jogos, sem vitória no torneio sul-americano.
Apesar do grande número de chances criadas durante a partida, o Paraguai só balançou as redes com Benítez, aos 35 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, a seleção chega aos quatro pontos, assume provisoriamente a liderança do Grupo B e pressiona a Argentina, que enfrenta o Uruguai no mesmo dia – a equipe de Messi tem apenas um ponto e pode não depender mais de si para se classificar em caso de derrota. Já a Jamaica chega a sua segunda derrota e ainda não pontou na competição, ficando na quarta colocação.
Na próxima rodada, o Paraguai terá pela frente o Uruguai, no sábado (20). No mesmo dia, a Jamaica, em situação complicada na chave, enfrenta a Argentina.
Fases do jogo
O primeiro tempo deixou bastante claro a baixa qualidade técnica da equipe da Jamaica. Foram poucas vezes em que a seleção conseguiu chegar ao gol paraguaio, e sempre com chutes de fora da área, que não assustaram o goleiro Antony Silva.
Jogando muito melhor, o Paraguai teve grandes chances de terminar a primeira etapa com uma confortável vantagem no placar, mas não conseguiu aproveitar. Aos 20 minutos, Benítez tentou invadir a área, foi desarmado e a bola sobrou para Bobadilla, que pegou de primeira e mandou ao lado do gol de Kerr.
O Paraguai teve uma nova chance aos 31 minutos, quando González cruzou para Santa Cruz, que pegou de primeira e quase fez um golaço, mas o goleiro Kerr conseguiu fazer a defesa em dois tempos.
O mesmo Kerr, no entanto, terminou o primeiro como grande rival. Depois de um lançamento feio por Cáceres, o goleiro saiu da área e, por algum motivo inexplicável, tentou tocar de cabeça para baixo. A bola bateu na coxa de Benítez e morreu no fundo do gol da Jamaica, aos 35 minutos.
O Paraguai voltou para o segundo tempo e quase balançou as redes nos primeiros minutos. Ortigoza cobrou falta em direção à área, Paulo da Silva escorou para Aguilar, que cabeceou e Cáceres desviou. O volante, no entanto, estava em posição irregular e o gol foi anulado.
Em uma jogada muito bem trabalhada, o Paraguai quase fez o segundo aos 14 minutos. Samudio trouxe a bola desde o campo de defesa, tabelou com Bobadilla e carimbou o travessão de Kerr.
Assim como no primeiro tempo, a Jamaica encontrou muitas dificuldades para assustar o goleiro Antony Silva. Nem mesmo os chutes de fora da área da primeira etapa faziam alguma diferença.
Com vantagem no placar e melhor tecnicamente, o Paraguai claramente diminuiu o ritmo, mas mesmo assim conseguiu pressionar a Jamaica. Aos 27 minutos, Samudio cruzou, Roque Santa Cruz cabeceou e a bola bateu na mão do lateral Mariappa. O árbitro, no entanto, mandou o jogo seguir e não marcou o pênalti.
Somente aos 34 minutos do segundo tempo a Jamaica teve sua melhor chance na partida. McCleary avançou pelo meio e soltou a bomba. A bola passou rente à trave do goleiro Antony Silva.
Mesmo indo com o time todo para frente, a Jamaica não conseguiu buscar o empate e agora se encontra em uma situação extremamente complicada na Copa América.
Melhor: Miguel Samudio. Com a Jamaica fraca ofensivamente, o ex-lateral do Cruzeiro fez o que quis em seu setor. Entre as diversas subidas ao ataque, quase fez um golaço ao tabelar com Bobadilla e acertar o travessão de Kerr.
Pior: Duwayne Kerr. Não poderia ser diferente. Em uma saída inexplicável, o goleiro jamaicano entregou o gol de bandeja para o Paraguai e colocou a Jamaica em uma situação complicadíssima no Grupo B da Copa América
Fonte: Uol Esporte