05 / 08 / 2023 - 10h24
Médico piauiense recebe homenagem de empresa norte-americana pelo Dia de Combate ao Glaucoma

No calendário, 26 de maio marca o Dia nacional de Combate ao Glaucoma e lembra a necessidade de conscientização acerca de uma doença muitas vezes silenciosa que pode levar à cegueira.

Paulo Medeiros, gerente regional da Glaukos entrega a honraria ao médico Thiago Castro 

Glaukos Corporation

Homenagem em solo piauiense

Para marcar a data de conscientização e prevenção ao glaucoma, a empresa norte-americana Glaukos Corporation, líder mundial em procedimento microinvasivo, enviou um representante a Teresina, capital do Piauí,  exclusivamente para entregar uma homenagem alusiva aos quase 400 implantes de iStents injects realizados com sucesso pelo oftalmologista Thiago Castro Ramalho.

Na ocasião, Paulo Medeiros, gerente regional da multinacional, acompanhou mais uma cirurgia de sucesso realizada pelo médico que, emocionado, agradeceu:

“Fico feliz com este reconhecimento, porque é o resultado de um trabalho diário, evoluindo sempre e proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes do H.Visão”,  agradeceu.

Dr. Thiago Castro em cirugia de Glaucoma

Dr. Thiaho castro é cirurgião recordista e pioneiro no Brasil em oferecer tecnologias de ponta no controle e tratamento do glaucoma.

O oftalmologista está em constante processo de desenvolvimento de novas e arrojadas técnicas para proporcionar a seus pacientes acometidos com a doença oportunidade de preservar sua visão e levar uma vida saudável:

“Em primeiro lugar devemos sempre ter a humildade de que não sabemos tudo e que em nossa área, especificamente, nós não podemos parar de nos qualificarmos constantemente. O tratamento oftalmológico e a tecnologia andam juntas e estão em constante evolução. Nós, médicos, não podemos parar de estudar, pesquisar técnicas e práticas que possam trazer esperança para quem precisa preservar a sua capacidade de enxergar e ser produtivo. Estamos sempre acompanhando essa evolução e buscando o melhor para nossos pacientes”, finalizou.

Atendimento humanitário

O jovem médico Thiago Castro é detentor de vários records, entre eles o de cirurgias de catarata, além de glaucoma, mas tem se destacado também pelo atendimento sempre pautado pela sua forma toda especial de acolhimento ao paciente fragilizado pela doença:

“Atender bem a todos os pacientes que nos procuram  é um dever ético, profissional e moral. Nós acreditamos que devemos ir além e atender com humanidade, acolhendo o paciente em suas dúvidas e esperanças e proporcionando a ele todo o cuidado possível para que ele também se sinta confiante e, assim, tenha condições de participar ativamente na sua recuperação pós cirúrgica, o que é imprescindível para uma recupeção plena e mais rápida”.

SBG

Segundo a SBG - Sociedade Brasileira de Glaucoma, existem uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma nos faz lembrar da importância de um acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar essa doença que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A doença

O glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto, que representa mais ou menos 80% dos casos, incide nas pessoas acima de 40 anos e pode ser assintomático. Ele é causado por uma alteração anatômica na região do ângulo da câmara anterior, que impede a saída do humor aquoso e aumenta a pressão intraocular.

A principal característica do glaucoma de ângulo fechado é o aumento súbito de pressão intraocular. O glaucoma congênito (forma mais rara) acomete os recém-nascidos, e o glaucoma secundário é decorrente de enfermidades como diabetes, uveítes, catarata, entre outras.

A doença é assintomática no início. A perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica. Depois, o campo visual vai estreitando progressivamente até transformar-se em visão tubular. Sem tratamento, o paciente fica cego. Por isso mesmo a importância de visitar regularmente o oftalmologista para avaliar periodicamente a saúde dos olhos.