Com o objetivo de estimular a produção de programas de rádio a partir das pautas locais, foi realizado no ultimo sábado (11) em Picos, o módulo “Rotina e Produção de programas de Rádio” do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido.
O facilitador do módulo foi o professor e jornalista Francisco José, que compartilhou um pouco de sua experiência como radialista. Dentre os assuntos abordados esteve a rotina produtiva de uma rádio, as atividades realizadas, modelos de reportagens e entrevistas. Durante a aula os alunos puderam colocar em prática a teoria, produzindo seus próprios programas, com os assuntos de maior relevância em suas localidades.
Para o aluno Sandiel Sepúlveda, 20 anos, natural de Valença do Piauí e estudante de Direito, o interesse pela comunicação veio pela atuação de seu pai, um dos primeiros radialistas esportivos da Rádio Difusora, a pioneira da região de Picos.
A oportunidade de estudar comunicação veio junto com o Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, que é uma realização do Instituto Comradio, conta com o apoio Brücke Le Pont e patrocínio da Petrobras. Sua primeira experiência como apresentador e produtor de programa de rádio aconteceu no último módulo, “Rotina e Produção de Programas de Rádio”.
Assim como Sandiel, a aluna Milena Nunes, 27 anos, é de Picos e também nunca teve experiências na área da comunicação, mas afirma ter afinidade com a área. Ela ficou sabendo das inscrições do curso através de anúncio em uma rádio local, e logo buscou sua vaga.
Sobre a força da comunicação na colaboração de discussão de assuntos relacionados ao semiárido, ela afirma que é imprescindível a presença dos veículos de comunicação, em especial o rádio, na mobilização e reivindicação de pautas para a solução de problemas relacionados com a convivência na região semiárida do nordeste brasileiro.
(Ascom)