05 / 08 / 2023 - 10h24
Prefeitura de Picos oferece Atendimento Educacional Especializado para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação oferece Atendimento Educacional Especializado gratuito para crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira na Creche Vó Silvina, nos turnos manhã e tarde. O agendamento é feito com a interlocução da Secretária de Educação e a direção das escolas. A creche conta auxílio profissional de fonoaudiólogos e psicopedagogos . Cerca de 70 crianças são atendidas, onde cada profissional atendem  em média seis estudantes por dias.

 

De acordo com psicopedagoga, Elisiene Borges, as atividades psicopedagógicas são importantes para auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

“O trabalho psicopedagógico é muito importante, requer envolvimento da família, parceria com a escola/docentes e apoio da Gestão Municipal no subsídio de recursos para que possamos fazer um trabalho de qualidade. Atuamos na prevenção e diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, utilizando em nossas intervenções de estratégias psicopedagógicas a fim de superar o que dificulta o processo de aprender”, explicou a psicopedagoga. 

 

Para a psicopedagoga, Walkercia Rodrigues, a Secretaria Municipal de Educação deu um passo significativo em direção a melhoria no processo ensino aprendizagem. “Vemos esse projeto de atendimento clínico na Psicopedagogia como oportunidade ímpar de reduzir os impactos maléficos na aprendizagem causados pela pandemia, já que a Psicopedagogia atua em caráter preventivo, auxilia pais e educadores a trabalhar para que a criança com dificuldades consiga assimilar e desenvolver habilidades essenciais para o processo de aprendizagem”, destacou Walkercia Rodrigues.

 

Como são feitos os atendimentos

A creche recebe crianças e adolescentes de 10, 12 anos que não sabem ler palavras, frases, textos, crianças que tem vontade e capacidade, mas que por conta de múltiplos fatores ainda não conseguiram e que vão se desestimulando, passando de série por série.

Na primeira sessão é feito um momento de intervenção com a família; para conhecer a história de vida da criança/adolescente, como a família percebe a relação da criança com a aprendizagem e a escolarização, então é investigado as questões sociais e de saúde da criança dentre outras questões.

Na primeira sessão também é explicado como acontecem os atendimentos: a duração de cada sessão, a importância do acompanhamento educacional por parte da família, a partir daí são repassadas orientações sobre como deve ser o momento de estudos da criança e como otimizar a as suas aprendizagens em casa.

AgoraED