De acordo com um estudo realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, uma mulher é vítima de violência a cada 72 horas no estado do Piauí.
O número se iguala às médias alcançadas pelo Maranhão, por mais que o Piauí possua apenas metade da população do estado vizinho.
Os dados mostram os resultados obtidos durante os seis primeiros meses de monitoramento, que tem sido realizado através da análise de informações produzidas por jornais, sites de notícias, grupos de WhatsApp e contas do Twitter.
A pesquisa está sendo realizada no Maranhão e Piauí desde agosto de 2021.
Segundo a pesquisa, os casos de Feminicídios e tentativas de feminicídios correspondem a 69% das violências contra as mulheres.
A maior parte dos crimes são cometidos por companheiros e ex-companheiros, motivado principalmente por brigas e términos de relacionamento.
O estado do Piauí também se destaca no número de meninas vítimas de estupro. Esse é o tipo de violência contra crianças e adolescentes mais recorrente no estado.
No total, foram registrados 53 casos desse tipo de violência no Piauí durante o tempo da pesquisa.
O alto índice de violência também pode estar ligado ao fato do estado do Piauí ter um dos menores contingentes policiais do país, com seis mil policiais e metade desse contingente na capital Teresina.
Agoraed