O Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Piauí decidiu manter a recomendação do uso obrigatório de máscaras e do comprovante de vacinação em ambientes fechados. A decisão aconteceu após reunião do colegiado na tarde desta quinta-feira (23).
Segundo o secretário estadual de Saúde, Neris Júnior, a expectativa é que as orientações sanitárias constem em um novo decreto a ser editado pelo Governo do Estado, que será publicado nos próximos dias.
A permanência da obrigatoriedade da máscara e do cartão de vacina atualizado leva em conta os dados do último Boletim Epidemiológicos divulgado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), que mostram o avanço da Covid-19.
Mesmo com a média móvel de mortes pela doença zerada, a taxa de transmissibilidade do vírus atualmente é de 1,05. Além disso, as internações por Covid-19 em leitos clínicos passou de 24 para 28 pacientes.
Nas UTI’s a média de ocupação passou de 15 para 19 internados. Já os leitos de estabilização saltaram de 04 para 08 a taxa de ocupação. Por conta disso, o secretário de saúde reforça a necessidade das medidas sugeridas pelo COE.
“Estamos com o índice de transmissibilidade em alta e a orientação é pelo uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados como hospitais, clínicas, farmácias, comércios, shoppings, escolas, órgãos públicos e afins”, afirma o secretário de saúde.
Fonte: Cidade Verde