Na manhã desta terça-feira (05), o prefeito municipal de Picos, Gil Marques de Medeiros, deu posse ao novo secretário de Saúde de Picos. Quem assume a pasta é o deputado estadual Aldo Gil, que já esteve à frente da pasta no início da gestão do prefeito Gil Paraibano.
Para o deputado licenciado e atual secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, é uma alegria grande poder estar retornando para o comando da pasta, estando perto da população e prestando um serviço relevante ao povo. Aldo também comenta sobre sua estadia na Assembleia Legislativa do Piauí. “Sentimento de muito aprendizado e dever cumprido durante esses cinco meses na ALEPI. Tive projetos e requerimentos aprovados. Pude aprender com todos os deputados e contribuir no que foi possível para o nosso Estado”, destaca.
O secretário faz questão de explicar ao povo de Picos que a dificuldade em relação a recursos que a SMS passa não se dá exclusivamente em Picos, mas em todas as cidades do Piauí.
“A Saúde de Picos sempre teve dificuldades financeiras, ela possui um déficit mensal de 1,5 a 2 milhões, mensal, isso independente do prefeito que esteja à frente da Administração Municipal. A dificuldade é inerente ao cargo. Em 2021 tivemos uma certa facilidade e abrimos programas novos, adquirimos academias de saúde, abrimos anexos e fizemos uma verdadeira revolução na Saúde de Picos, devido termos conseguido 22 milhões de emendas de custeio, através do ex-presidente Bolsonaro, do ex-ministro Ciro Nogueira, do ex-senador Elmano Férrer e da ex-deputada federal Iracema Portela. Então quero frisar que esses recursos parlamentares foram fundamentais para essa boa administração”, frisa o gestor.
Tatiane Gil, que esteve na Secretaria de Saúde de Picos como gestora da pasta desde que Aldo Gil se ausentou para concorrer às eleições como deputado estadual, comenta que o sentimento é de gratidão e dever cumprido. A ex-gestora também foi bem elogiada pelos membros da Administração Municipal pela receptividade.
“Agradeço a confiança do prefeito que me confiou esta pasta que é muito complexa. Sabemos as dificuldades enfrentadas devido a defasagem de recursos que são enviados do Ministério da Saúde para custear as despesas que existem dentro da SMS. A secretaria não é só responsável pela Saúde do Município de Picos, assim como outros 42 municípios da macrorregião. Lidamos com tudo isso com bastante responsabilidade de acordo como os recursos davam para trabalhar”, destaca Tatiane Gil.
Tatiane Gil ainda frisa sobre o trabalho realizado na pasta. “Criamos novos projetos para crianças autistas, inauguramos novos anexos de saúde como em Oitis, Juncos do Monteiros, também instalamos academias de saúde, como nos bairros Boa Vista e Pantanal. Então demos continuidade a um trabalho que já existia inicialmente através de Aldo Gil e agora que dará continuidade”, finaliza.
A cerimônia de posse de Aldo Gil na Secretaria de Saúde aconteceu na sala de reuniões da prefeitura de Picos e contou com grande participação popular, desde gestores, vereadores, colaboradores do município e lideranças como o ex-prefeito Zé Néri.
Fonte: Grandepicos