A terceira edição do projeto Piauí Pet Castramóvel foi realizada, na sexta-feira (3) e sábado (4), em Picos. Foram atendidos 477 animais: 240 gatos e 237 cães. A castração é uma das medidas para conter a superpopulação de animais de rua e evitar a proliferação de doença garantindo bem-estar e saúde.
"A superpopulação favorece a transmissão de doenças que afetam a qualidade de vida humana", diz o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira.
A ação ocorreu no Piauí Shopping Center com o cadastro dos cães e gatos levados para encaminhamento à castração.
De acordo com o Governo do Piauí, na ocasião, também foi oferecida emissão gratuita de RG Pet, com entrega do documento em minutos. Além disso, foram distribuídas coleiras de prevenção ao calazar.
As clínicas onde os procedimentos são realizados estão vinculadas à Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex), que coordenará os trabalhos de castração por meio do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU).
Piauí Pet Castramóvel
O projeto é uma iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), sendo coordenado e executado pela Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio).
Via Agora