05 / 08 / 2023 - 10h24
OUTUBRO ROSA: fazer exercícios três vezes na semana freia risco de câncer

Vamos nos engajar na campanha de prevenção do câncer de mama, que sempre resulta em inúmeras vidas salvas. Segundo os dados DATA SUS, o de mama é o câncer mais frequente da mulher, seguido pelo do útero. Isso sem esquecer a principal causa de morte entre mulheres, a doença cardiovascular (acidente vascular cerebral e infarto do miocárdio). 

O exercício físico regular é uma das mais importantes ferramentas na prevenção dessas terríveis doenças que atingem a mulher. Foram feitas pesquisas em metrópoles europeias comparando mulheres que passam a maior parte do dia sentadas (trabalhando ou não) com outras que se sentavam muito pouco. Elas concluíram que ocorreu uma diminuição de 35% no risco de contrair as doenças citadas nas mulheres ativas que seguiram a recomendação de fazer atividade física por uma hora, três vezes por semana, praticando exercícios aeróbicos. 

Como sempre lembramos, deve-se acrescentar a recomendação de praticar fortalecimento muscular duas vezes por semana. Os benefícios aparecerão com o aumento significativo dos vários elementos do metabolismo em geral, ora impedindo a progressão anormal de células cancerígenas, ora estimulando as chamadas citocinas antiaterogênicas. São elas que protegem do aparecimento da aterosclerose, e ainda diminuindo as citocinas aterogênicas, que estimulam a aterogênese. 

Tudo pode ser resumido na necessidade da prática de exercícios físicos moderados, em qualquer lugar, em volume de três vezes semanais, sem interrupções. Caso fique mais de 15 a 20 dias inativo, perde-se os benefícios e o recomeço deverá ser do nível zero (inicial).

Essas vantagens citadas do ser ativo sempre, são fundamentais para um envelhecimento saudável, e por incrível, aumentar a vida média até de um idoso. A escolha do melhor exercício fica para o gosto e habilidades de cada um. Próxima da menopausa, mesmo não tendo doenças, é recomendável que se faça além da habitual ginecológica, uma avaliação cardiológica para não ter riscos nas atividades físicas.    


Sobre o uso de polivitaminas, hormônios e suplementos, siga a palavra de seu médico de confiança e esqueça os milagres de emagrecimento e os tratamentos da moda, inútil pela falta de resultados, os que não são aceitos cientificamente (como os tais anti-aging ou anti- envelhecimento) proibidos oficialmente, por não trazerem nenhum benefício físico ou metabólico, apenas algum efeito placebo ou inerte (psicológico). Faça exercícios físicos e gaste seu dinheiro em coisas sérias.