A Secretaria Municipal de Educação, a Coordenação e professores de Educação Física promovem a segunda edição das Olimpíadas de Educação Física nas escolas municipais. O evento teve início nessa quarta-feira (4), no Ginásio Poliesportivo José Balduíno, no bairro Belo Norte. Ao todo, 12 escolas da rede municipal e estadual de ensino participam das olimpíadas.
A novidade este ano é que quatro escolas estaduais estão participando da competição. Para a coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Neusa Borges de Moura, as olimpíadas têm como objetivo estimular o esporte educacional como instrumento indispensável à formação da personalidade do aluno.
“A competição faz parte do conteúdo da disciplina educação física, é uma interação das escolas públicas de Picos, já que este ano contamos com alunos oriundos de oito escolas municipais e quatro escolas estaduais. O objetivo é o desenvolvimento do esporte educacional cooperativista, onde os alunos trabalham a socialização”, lembrou a coordenadora.
Para o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, o importante é o trabalho em equipe e a prática de esportes nas escolas e nos bairros. “É importante porque a gente vê o entrosamento das equipes, o trabalho dos alunos, dos organizadores, professores e coordenadores. É uma oportunidade de se trabalhar o físico, o corpo e o espírito. É uma preocupação da prefeitura incentivar o esporte nas escolas, nos bairros e em toda a cidade”, frisou.
A secretária de Educação de Picos, Rosilene Monteiro, participou da abertura dos jogos e diz estar feliz com a iniciativa. “O principal objetivo dessa olimpíada é a questão educacional como instrumento responsável de formação dessas crianças. Eu acredito que hoje o esporte é uma das principais atividades dentro desse contexto, estimula os sentidos, o aprendizado, dá uma direção melhor à vida, abre portas e oportunidades. Essa é a segunda edição das olimpíadas de educação física nas escolas e a secretaria sempre incentivou a prática de esportes de toda natureza”, ressaltou a secretária.
Cerca de 500 alunos de 12 escolas da rede municipal e estadual de ensino estão participando das olimpíadas E são elas: Justino Luz; Padre Madeira; Timóteo Borges; Escola Normal; Premen; Landri Sales; F. José de Araújo; O Éden; Maria Gil Medeiros; Araújo Luz; Raimundo J. Teixeira e Francisco Jeremias de Barros. Os jogos seguem até sexta-feira (6) com a final da competição.
(Ascom)