O vice-campeonato da segunda divisão do Piauiense 2015 parece que não foi digerido pela diretoria do Picos, que não suportou a pressão da torcida e agilizou a troca de comando. Sai Pêu e entra o pernambucano Adelmo Soares. A confirmação do novo treinador foi feita na manhã da última terça pela diretoria do clube, que agora ajusta os detalhes para as contratações pontuais antes do início da pré-temporada no mês de janeiro. Segundo José Brito, diretor de futebol do Zangão, a mudança é uma reposta ao clamor do torcedor local e uma forma de “quitação de dívida” que o técnico contratado tinha com o time da Cidade Modelo.
- Quando montamos o elenco para a Série B, tínhamos certeza que éramos o melhor time do torneio. Mesmo com a conquista do acesso, queríamos o título, que acabou não vindo. Isso gerou um incômodo entre nós da diretoria e de 100% do nosso torcedor. A partir disso, optamos por tirar o Pêu. Imediatamente já fomos atrás do Adelmo, que aceitou o projeto sem pestanejar - afirmou Zé Brito.
Adelmo Soares tem 54 anos e inúmeros acessos na carreira de treinador. Com trabalho praticamente todo feito no interior, o novo comandante do Zangão acumula sete idas para a elite do futebol pernambucano, sendo quatro com o Limoeirense, time da cidade natal, Limoeiro-PE. Seu último trabalho foi no primeiro semestre desse ano, quando treinou a equipe sub-20 do Santa Cruz.
Pela primeira vez como treinador de uma equipe piauiense, Adelmo já havia sido especulado no começo da temporada pelo Piauí, no entanto, o negócio com o Enxuga Rato acabou falhando.
O acerto com Picos foi realizado em tom de pagamento. Segundo José Brito, o técnico foi procurado pelo clube em 2009, mas à época, por ter assinado com um outro clube, negou o convite, mas prometeu assumir o time em nova oportunidade.
- Há seis anos, nós entramos em contato com ele, mas não foi possível a contratação. Ele agradeceu e pediu desculpas. Quando falamos com ele nos últimos dias, disse que vem para quitar uma dívida de gratidão por termos lembrado dele em 2009. E olha, ele foi firme. Disse que vem para ser campeão - comentou o diretor.
(Site oficial da SEP)