O município de Jaicós agora conta com um inovador e importante espaço de resgate e ampliação da cultura local. Neste domingo (27), aconteceu a inauguração do Centro Comercial e Cultural Alaíde Reis, que tem como idealizador e empreendedor o médico, músico, escritor e compositor, Dr. Solon Reis.
O Centro Cultural possui um espaço amplo, bonito e aconchegante para que as pessoas se sintam a vontade para desfrutar das mais diversas atividades. O local conta, em sua estrutura física, com espaços como a “Jaula Poética” que está com as correntes quebradas, simbolizando que as amarras estão livres para a cultura; o “Restô Livros”, um formato de restaurante cultural que indica que devemos ter contato com a cultura em todas as horas do nosso cotidiano; e também com uma Biblioteca real e virtual, onde a virtual possui um acervo de mais de 2 milhões de livros.
Além disso, o Centro possui um restaurante e um bar, para que as pessoas possam estreitar os laços entre si e a cultura através do lazer e descontração. O Centro Comercial e Cultural Alaíde Reis materializa o desejo de difundir a cultura, abrindo as portas para novas gerações, como também de desenvolver a união entre a população do município.
O Centro Comercial e Cultural de Jaicós recebe o nome da estilista e professora de corte e costura e presidente do apostolado Coração de Jesus, Alaíde Reis. O espaço está localizado no bairro Centro da cidade, em frente à Praça Getúlio Vargas e próximo a Igreja Matriz da cidade.
O local servirá também para diversas programações artísticas, como gincanas poéticas e culturais, apresentações teatrais com alunos de colégios locais, estimulando assim a leitura e arte.
De acordo com Dr. Solon Reis, idealizador do local, o intuito é de transformar o espaço em um ambiente rico de cultura. “Estou muito feliz de abrir esse espaço em homenagem à minha mãe que servirá como instrumento de ampliação da cultura na nossa região. O Centro é um presente para a população, que ganha um acervo enorme de escritores jaicoenses, piauienses e nacionais de forma gratuita”, afirma.
A programação de inauguração teve início com a bênção das instalações realizada pelo Pe. Manoel Antônio de Moura.
Em seguida, foi realizada a palestra intitulada “A cultura hoje e seu papel para o futuro das novas gerações”, ministrada pelo imortal escritor Francisco Miguel de Moura da Academia Piauiense de Letras.
Para o escritor, o objetivo da palestra era mostrar o vasto cenário cultural do Piauí e apresentar as perspectivas da nossa cultura para a juventude. “Já observamos que mesmo com o advento das tecnologias, a nossa juventude ainda tem bastante interesse em relação à literatura, os escritores e artistas. Percebemos cada vez mais a vontade de entrar em contato com tudo que acontece na arte”, destaca.
A inauguração contou ainda com o lançamento do novo livro e CD do Dr. Solon Reis, intitulado Versos, Cantos e Prosa. “O livro e o CD são compostos de prosa e poesia que incorpora essa nossa vontade de contribuir com o que podemos para a Associação Cultural”, explica o médico, músico, escritor e compositor.
A animação da solenidade ficou por conta da apresentação artística do músico Jacob e banda.
O evento terá continuidade ainda nesta segunda-feira (28), com a pós-inauguração realizada na feira livre da cidade. O momento contará com o show do cantor Zé Armando e banda.
Atualizado às 17:32hs
CONFIRA MAIS IMAGENS DA INAUGURAÇÃO DO CENTRO COMERCIAL E CULTURAL ALAÍDE REIS
Fotos: Elaine Luz / A3Portal